sábado, 29 de setembro de 2007
Galo 11 - Vácuo - What's Up
Vendido
Como entendemos por costumização do galo de Barcelos a transformação de uma
peça popular numa peça elitista, vestimos o galo de dourado (símbolo de
riqueza e requinte) e, em oposição, destacamos uma forma alusiva a
embalagens em vácuo, remetendo para um universo standardizado.
O nosso galo transformou-se assim numa peça de autor, única, que reflecte um
conceito, assemelhando-se a um simples alimento dentro de uma embalagem.
Galo 08 - Chita - Carla Costureirices
vendido
' É Português Claro'
Reinterpretar um galo de Barcelos foi o trabalho pedido.
Os meus trabalhos de artesã nascem sempre da escolha do tecido da sua textura e padrão.
Ao escolher um tecido para vestir o nosso galo de Barcelos só poderia escolher um tecido exclusivamente português, o mais português de todos talvez seja a chita de Alcobaça, tecido fraco com muita goma de padrões fortes e cores vivas que era utilizado por mulheres pobres.
A descontinuação do fabrico de chita levou-me a escolher o actual substituto o cretone, produzido em exclusivo pelo Armazém dos Linhos que reproduz alguns dos padrões antigos e cria outros mantendo a ideia de cor e desenhos pormenorizados baptizando-os consoante o padrão.
A minha escolha para cobrir a cauda "arrebitada" em conquista do galo foi o "campina", onde estão reproduzidos alguns animais e o "alcobaça" em homenagem à sua origem.
Carla Gonçalves
(Costureirices)
Galo 07 - Ponpons - Beringela
'Crista de Galo'
...de estilo empolado, ostentando charme e diversão, se aperalta o galo beringela, especialmente criado para esta gala de inaugurações que aqui se apresenta.
A fragilidade e a nudez do seu corpo, evidenciados pelo próprio material que o compõe, a cerâmica foi repensada e re-estruturada, sem no entanto, quebrar com a sua natureza. Assim "Crista de Galo" trata-se de uma representação do galo enquanto animal vaidoso e galanteador, de personalidade floreada e colorida.
Distinto na aparência, de crista revestida, exclusivamente, a cor, de modo a evidenciar as suas características, é a proposta que se apresenta. A dualidade dos materiais e da cor, (cerâmica/têxtil, branco/cor)originam um jogo de contrastes e realces que transformam a sua aparência e lhe garantem um encanto particular.
Oficina Beringela
Subscrever:
Mensagens (Atom)